2025
APRESENTAÇÃO DO LIVRO “Os Amantes da Auto-Estrada do Sul”, Susana Araújo
com Susana Araújo, Graça Capinha e Catarina Martins
ABRIL, 1
Dizem que o 1.º de Abril é o dia das mentiras. Mas na SEMENTE ATELIER foi dia de ouvir sábias verdades, na apresentação de um livro soberbo: “Os Amantes da Autoestrada do Sul”, de Susana Araújo.
Logo no início, fomos brindados com alguns poemas do livro, magnificamente declamados por alunas da autora. Estava criado o clima.
Catarina Martins avisou que o livro tem muita força e que a Susana é uma inovadora que já ocupa um lugar de destaque no panorama da literatura portuguesa. Catarina falou do livro como uma teia, um elemento meta-literário. Uma aventura na autoestrada que aceita vários cruzamentos estéticos.
Graça Capinha descreveu a obra como um poema-escultura, uma criação meta-poética, escrita com violência — uma escrita de silêncio que nos deixa sempre na berma da estrada. Falou também de um livro híbrido, escrito em prosa e em verso, com secura e dureza, que nos prova que escrever é também investigar. Um livro de poesia como patologia, uma procura de si, uma procura de nós, onde se tecem fios fantásticos e filosóficos.
Um livro duro. Mas muito divertido.
Reportagem Fotográfica
CONCERTO Marcelo dos Reis e Gonçalo Almeida
com Marcelo dos Reis | Gonçalo Almeida
MARÇO, 23
O Semente voltou a ter casa cheia para mais um concerto muito especial com dois dos mais vibrantes nomes da improvisação nacional, que nos vieram apresentar um novo projecto de natureza acústica e exploratória entre a guitarra acústica de Marcelo dos Reis e o contrabaixo de Gonçalo Almeida.
O Semente teve ainda o enorme prazer de ser o estúdio para a gravação deste projecto. Os músicos aproveitaram a tarde de sol para gravar o projecto.
Agora ficamos a aguardar, ansiosamente, pelo resultado em CD. Muitos parabéns e até breve Gonçalo e Marcelo.
Reportagem Fotográfica
PARTILHAS “Dar a Ver o Que Nos Cega”
com Abílo Hernandez
MARÇO, 20
No dia 20 de Março tivemos uma sessão intimista sobre Cinema com o Abílio Hernandez, à volta da nossa mesa. O temporal deixou muitas pessoas de fora, mas mais um vez se fez sentir que o Semente é um espaço de acolhimento e reflexão, onde o tempo se vive de outra forma. Obrigada Abílio, pela generosidade desta partilha.
Reportagem Fotográfica
RODA DE CONVERSA "A Igualdade das Mulheres: Uma Corrida Contra o Tempo"
com CRISTINA C. VIEIRA | JÚLIA GARRAIO | ROSA MONTEIRO
MARÇO, 13
RODA DE CONVERSA | "A Igualdade das Mulheres: Uma Corrida Contra o Tempo" com CRISTINA C. VIEIRA | JÚLIA GARRAIO | ROSA MONTEIRO | No mês de Março, a discussão centrou-se no tema da Igualdade entre Mulheres e Homens, com a participação de três convidadas que dedicam as suas pesquisas ao assunto através de diferentes perspectivas: Cristina C. Vieira, Professora da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra; Júlia Garraio, Investigadora do Centro de Estudos Sociais (CES); Rosa Monteiro, Professora da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. A moderação da conversa ficou a cargo de Clara Moura.
Qual a importância de Celebrar o Dia Internacional da Mulher desde a Infância?
com ANA MARTA CAIO | JORGE CABRERA | MARIA JORGE FERRO | SOFIA CORREIA > FAZ DE CONTO
MARÇO, 8
No Dia Internacional da Mulher, diferentes gerações reuniram-se para relembrar conquistas, mas também renovar a coragem de ser, existir e resistir. A tarde foi acompanhada de livros que deram ritmo às conversas, através da sua leitura e da partilha das suas histórias. Mais do que um encontro vivemos uma tarde de troca de ideias, diversas questões, inquietações sobre a educação, o estado do mundo e a importância de educar as nossas crianças, as nossos meninas, a serem mulheres conscientes dos seus direitos, na construção de um futuro mais justo. Fortalecemos vozes, abrimos caminhos e reafirmamos o valor de um debate comunitário e responsável para a vida em sociedade. Porque cada menina merece crescer sabendo que a sua voz importa, que o seu corpo é seu, que o seu futuro deve ser construído em e com liberdade, respeito e igualdade.
Reportagem Fotográfica
RODA DE CONVERSA "A Estratégias culturais para uma cidade viva"
com CATARINA SARAIA, JOÃO SILVA e NELSON RICARDO MARTINS
FEVEREIRO, 27
A sala voltou a ficar cheia para uma conversa que consideramos de máxima importância no que toca a projectar futuros para Coimbra.
Catarina Saraiva (curadora - produtora - artes performativas), João Silva (músico - compositor - produtor - instrumentista) e Nelson Ricardo Martins (artista - curador - linguagens experimentais) partilharam as suas visões e sugestões sobre a forma como fazemos e vivemos a cultura em Coimbra, em mais uma Roda de Conversa do Semente Atelier, moderada por Inês Moura.
Reportagem Fotográfica
PARTILHAS "DOC.COIMBRA > LANÇAMENTO DO PROGRAMA"
com LEANDRO CORDEIRO
FEVEREIRO, 20
No dia 20 de fevereiro, para mais um Partilhas, recebemos o Leandro Cordeiro, director do DOC.COIMBRA — Festival Internacional de Documentários —, e tivemos o privilégio de ouvir falar em primeira mão dos filmes selecionados (curtas e longas) para esta segunda edição do festival, que arranca no dia 25 de Março.
Para aceder à programação completa do Festival consultar o site:
https://www.doccoimbra.com/
PARADOXOS OU TALVEZ NÃO > "KANT VS PLATÃO
JOSÉ VIEIRA LOURENÇO convida ANTÓNIO PEDRO PITA
FEVEREIRO, 6
Dois amigos, colegas de curso e fundadores da APF (Associação de Professores de Filosofia) encontraram-se ao fim da tarde para discutir a atualidade da alegoria da caverna de Platão e a importância da filosofia no contexto atual, marcado pelo regresso do nevoeiro, da ideologia e do preconceito.
A reflexão abordou a emancipação e o controlo, questionando se aquilo que liberta também pode oprimir. Platão e Kant foram referências centrais, defendendo que conhecimento e razão são essenciais para a liberdade. Surgiram ainda questões sobre os tutores que dominam a sociedade e os caminhos para a sua superação.
RODA DE CONVERSA "AZUL LUANDA E SUAS HISTÓRIAS”
com CARLOS ANTUNES | GEGÉ M’BAKUDI | MADALENA BINDZI
JANEIRO, 23
Aproveitando a vinda a Portugal do artista Angolano Gegé M’bakudi, (Luanda, 1999), realizou-se a 23 Janeiro o encontro “Azul Luanda e Suas Histórias”, uma Roda de Conversa que contou igualmente com a presença da Historiadora de Arte Madalena Bindzi (Coimbra, 2002) e do curador Carlos Antunes (Coimbra, 1969). Partindo da visualização da obra videográfica “Azul Luanda” de Gegé M’bakudi, foram abordadas diversas problemáticas culturais, sociais e históricas da realidade desta cidade e da forma como o artista transcreve, interpreta e se posiciona de forma artística, em relação a essas mesmas questões, contribuindo, através do seu trabalho, para uma reflexão nacional e internacional da vida “Pós-Colonial”.
Reportagem Fotográfica
LER TEATRO COM CIÊNCIA > “O Motor da Água” de David Memet
pela COMPANHIA DE TEATRO MARIONET
JANEIRO, 22
No dia 22 de janeiro, estava um dia cinzento lá fora, mas o Semente Atelier criou o ambiente perfeito para o primeiro ‘Ler Teatro com Ciência’ de 2025, um evento organizado pela companhia de teatro Marionet que tivemos o prazer de receber.
Neste novo encontro foi feita a leitura participativa do texto "O Motor da Água! de David Mamet.
Como sempre, o texto original, assim como a referida tradução, estão disponíveis para consulta ou empréstimo no Centro de Documentação em Artes Performativas e Ciência da Marionet.
Reportagem Fotográfica
PARTILHAS A Livreira Sofia da Faz de Conto
com SOFIA CORREIA
JANEIRO, 16
Iniciámos os eventos de 2025 com mais um Partilhas. Desta vez a nossa convidada foi a Livreira Sofia da Faz de Conto, uma livraria especializada em ilustração, sediada desde 2017 no Exploratório da UC, em Coimbra. Cada vez damos mais valor às pessoas que aceitam este convite para nos surpreender com as histórias das suas vidas. A Sofia não foi exceção. Com um sorriso tão particular e uma boa dose de generosidade contou-nos como é que uma gestora ambiental, após uma viagem de mochila às costas pela Europa, veio a descobrir que o seu maior entusiasmo eram os livros e o seu grande sonho era o de abrir uma livraria.
Reportagem Fotográfica
2024
RAFFA VAI VINIL > Festa de Encerramento
com RAFAEL NASCIMENTO
DEZEMBRO, 21
A nossa última semana não podia ter sido repleta de mais alegria e energia. Uma semana de celebração e de muitas parcerias que foram e vão continuar a ser fundamentais no crescimento e enraizamento da nossa Semente. Aqui ficam algumas imagens destes últimos dias do ano, em que em o Semente, mais uma vez, cumpriu a sua missão de criar um espaço, intergeracional, intercultural e interdisciplinar. Obrigada a todas as pessoas que já fazem parte desta comunidade e em especial aos nossos parceiros Blue House, Casa das Artes Bissaya Barreto, Noster e ao Rafael Nascimento por terem feito desta semana um êxito.
Reportagem Fotográfica
SR. TESTE Lançamento
com CATARINA DOMINGUES e RICARDO RIBEIRO
DEZEMBRO, 14
Foi com prazer que recebemos no Semente Atelier a Sr. Teste Editora [ Catarina Domingues e Ricardo Ribeiro ] juntamente com a artista Rossana Mendes Fonseca, para uma conversa sobre o livro de Virgínia Woolf - “Cartas a um jovem poeta ~ Deambular pela Rua: Uma aventura em Londres ~ Ofício da Arte”, publicado pela editora em Agosto de 2024.
Para além do livro em destaque, sobre a mesa estavam dispostos alguns dos títulos publicados ao longo dos últimos anos pela @srteste das linhas Fulgor Quotidiano e Imagem e Semelhança. Destacaram-se ainda os livros “O Pequeno Livro da Subversão Insuspeita” de Edmond Jabès e “Conferência Sobre Nada ~ Conferência Sobre Algo” de John Cage, livros em que as artistas Ana Fróis e Inês Moura, colaboraram com a editora, respectivamente.
Reportagem Fotográfica
VIVÊNCIA CRIATIVA > Arte, Literatura e Música
com ALEX LIMA e INÊS MOURA
DEZEMBRO, 1
VIVÊNCIA CRIATIVA | Arte, Literatura e Música com Alex Lima e Inês Moura
Entre a leitura de uma história e a interpretação criativa da mesma, estes encontros são pensados para ser vividos em família, reaprender a brincar e explorar possibilidades criativas.
A vivência criativa do domingo, 1 de Dezembro, partiu da leitura da “História com os Olhos Fechados” de Manuel António Pina, publicado pela Areal Editores, na “A Antologia Diferente - De que são feitos os sonhos”, 1985. Em seguida as famílias foram convidadas para criar as suas personagens e testar as suas sombras.
RODA DE CONVERSA > Pequenos Gestos que Constroem a Paz
com HENRIQUETA OLIVEIRA, JOSÉ VIEIRA LOURENÇO, MANUEL MALVA e PE NUNO SANTOS
NOVEMBRO, 21
A 21 de Novembro de 2024, decorreu a RODA DE CONVERSA "Pequenos Gestos que Constroem a Paz". O evento foi organizado pelo colectivo Paz em Movimento (PeM) e pelo Semente Atelie.
A sessão contou com as intervenções de Henriqueta Oliveira, vice-presidente da Câmara Municipal da Lousã, José Vieira Lourenço, professor aposentado e mestre em Filosofia Contemporânea, e Manuel Malva, biólogo e presidente da Milvoz - Associação de Protecção e Conservação da Natureza. O debate foi moderado por Nuno Santos, reitor do Seminário Maior de Coimbra, e centrou-se na construção da paz através dos gestos quotidianos.
Partilhas > Uma Mundo Em Desaparecimento
com IDALINO SIMÕES
NOVEMBRO, 13
A 13 de Novembro de 2024, o Semente Atelier acolheu a apresentação de uma amostra do espólio fotográfico do Padre Idalino Simões. Apaixonado pela fotografia, Idalino partilhou o seu olhar poético sobre o mundo, destacando a importância da contemplação da natureza.
A conversa, moderada por Inês Moura, acompanhou as diversas categorias das suas imagens, que procuram preservar um mundo em vias de desaparecimento. O evento contou com testemunhos de pessoas que reconheceram a influência de Idalino no seu percurso fotográfico, numa partilha marcada pela surpresa e pela reflexão.
Reportagem Fotográfica
RODAS DE CONVERSA > Ser Manual em Tempos de I.A.
com CARLOS GAGO, SOFIA LOBO e DIOGO EMÍDIO
OUTUBRO, 24
No dia 24 de Outubro, teve início a rubrica RODAS DE CONVERSA. O evento contou com Carlos Gago, Diogo Emídio e Sofia Lobo, que partilharam reflexões sobre o tema "Ser Manual em Tempos de I.A.", num debate com a participação do público.
A conversa abordou preocupações sobre o impacto da inteligência artificial na vida, no trabalho e nas relações humanas. Foram discutidos os seus limites, a rapidez com que processa informação e a sua influência na criatividade e no pensamento crítico. Questões sobre a eventual supremacia da máquina sobre o ser humano e o futuro das artes perante esta tecnologia permaneceram em aberto, reforçando a necessidade de continuar a reflectir sobre o tema.
Reportagem Fotográfica
LANÇAMENTO DA REVISTA AZAR “Os Cravos nos Crivo”
com LIA CACHIM e RODRIGO ANTAS e convidados JULIA PECCINI e COLECTIVO COIMBRA PELA PALESTINA - JOÃO BARREIRA
Concerto com BERNARDO ROCHA e JOÃO CLEMENTE apresentação do projecto “Baixa, Baixinha, Baixa”
OUTUBRO, 31
Na quinta-feira 31 de outubro, acolhemos Lia Cachim e Rodrigo Antas, da equipa editorial da revista AZAR, para o lançamento do sexto volume, “Os Cravos nos Crivos”. O evento celebrou este trabalho, destacando a sua ousadia e originalidade, com enfoque no ensaio, entrevista e poesia, em exaltação da liberdade.
A programação, organizada pela AZAR, incluiu três momentos distintos: a apresentação do propósito editorial e conteúdos da revista, a leitura de textos pela poeta Julia Peccini e por João Barreira, do Colectivo Coimbra pela Palestina, e, por fim, uma performance musical de Bernardo Rocha e João Clemente, com temas do álbum “Baixa, Baixinha, Baixa”.
Reportagem Fotográfica
FESTIVAL JAZZ AO CENTRO
com HANNAH MARSHALL, LUÍS VICENTE, OLIE BRICE e RACHEL MUSSON
SETEMBRO, 28
No dia 28 de setembro, o Festival Internacional de Jazz, organizado pelo JACC — Jazz ao Centro Club — passou pelo Semente, onde se apresentaram:
Hannah Marshall - Violoncelo
Luís Vicente - Trompete
Olie Brice - Contrabaixo
Rachel Musson - Sax tenor
O Jazz ao Centro - Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra é um festival de jazz que nasceu em 2003, tendo em 2024 realizado a sua 22ª edição que, aconteceu entre os dias 21 de Setembro e 5 de Outubro, em vários espaços da Cidade de Coimbra. Ao longo de 3 semanas, uma dezena de espaços da cidade acolheu 15 concertos em vários formatos, desde o solo ao ensemble alargado.
Reportagem Fotográfica
INAUGURAÇÃO > Pocket Show NARA COUTO
O Semente Atelier abriu portas no dia 5 de Setembro de 2024 com uma bonita festa. Nara Couto foi a artista baiana convidada para inaugurar o espaço.
O evento contou ainda com a presença do Reitor do Seminário Maior de Coimbra Pe Nuno Santos a quem agradecemos o voto de confiança para a realização deste projecto.
O evento foi realizado com o apoio e parceria da BLUE HOUSE (apoio técnico à produção pocket show da Nara Couto) e serviço de catering e prova de vinhos realizado pela Maria Rebelo do Noster Wine Bar.
Reportagem Fotográfica